Monday, May 11, 2009

fronteiras do "natural"...

Para hoje escolhi dois assuntos polémicos...
qualquer deles relacionados com saúde
e ambos a fazerem pensar!
Vale a pena seguir os links e ler textos completos.
*
IMPLANTE PERMITE SUSPENDER A MENSTRUAÇÃO
"Nem tudo que é natural é bom. As doenças e a morte, por exemplo, são ocorrências naturais e nem por isso as consideramos boas”.Pela frase acima dá para imaginar o quão polêmico é o médico baiano Elsimar Coutinho. Suas críticas à recusa da Igreja Católica aos métodos contraceptivos ou à falta de programas governamentais de planejamento familiar ficam longe da repercussão de sua principal bandeira na medicina: o fim da menstruação. Coutinho é autor do livro “Menstruação - A Sangria Inútil” (Editora Gente), obra que já está na 6ª edição e se propõe a ensinar as mulheres a não menstruar para fugir das dores e complicações causadas pelo sangramento. O cientista que além de ginecologista é endocrinologista, estuda métodos de supressão da menstruação desde a década de 60, mas suas teses só ganharam repercussão a partir de 1996, quando seu livro foi lançado nos Estados Unidos e na Europa.
.
.
Contrariando os médicos que consideram a menstruação algo natural, necessário para “limpar” o organismo feminino, Coutinho condena o sangramento apontando-o como principal responsável por doenças como a endometriose, câncer de mama, anemia e diversos problemas causados pela Tensão Pré-Menstrual, a temida TPM. Entre os métodos propostos pelo cientista para evitar a menstruação está a utilização do AMP, um anticoncepcional injetável que teria o mesmo efeito da contracepção cirúrgica. Trata-se de uma injeção intramuscular aplicada no braço para que a mulher fique sem menstruar por pelo menos seis meses. “O líquido injetado é um progestínio, que funciona como se a mulher ficasse grávida sem ter o filho
[...]
“ É como se ela fosse obrigada a sofrer um aborto todos os meses”, diz. Segundo Coutinho, quando a mulher ovula já está grávida do ponto de vista da endocrinologia. A presença do espermatozóide só vai contribuir com o material genético. “Quando a fertilização não acontece, a mulher tem de abortar o ovo não fecundado [...]
.
e tambem:
Pílula do homem
Como diretor do Ceparh (Centro de Pesquisa e Assistência em Reprodução Humana), Elsimar Coutinho também é criador de uma pílula anticoncepcional masculina que ainda não está disponível no mercado, mas já foi submetida à aprovação pelo Ministério da Saúde. A pílula inibe a espermatogênese, não permitindo que o espermatozóide seja produzido pelo organismo masculino. “Os espermatozóides são gerados a partir de células da parede do testículo, chamadas de espermatogonias. O anticoncepcional interfere nesse processo celular e inibe a produção de espermatozóides”, explica.
.
mais pormenores: link

3 comments:

  1. Esta notícia é realmente polémica! Não sou cientista mas toda a minha sensibilidade me garante que isso não é boa ideia... Até a minha avó já dizia que "mulher sem menstruação é mulher doente" e vi-a acertar em todos os casos. Podem até dizer que sou retrógrada - afinal de contas, as novas gerações estão cada vez mais convencidas de que os tubos de ensaio são lâmpadas de Aladino - julgo que a burrada é tanto maior quanto maior for o distanciamento entre os seres humanos e a natureza que nos criou.

    ReplyDelete
  2. É, se não temos atenção em breve andaremos todos " a chips" e não a músculos, alem de fazermos "bip" em vez de dizermos sim ou não!
    rss...

    ReplyDelete
  3. anfibia8:13:00 pm

    marian querida,
    muitas questões.

    homem recomendar suspensão da menstruação é 'café com leite' como dizemos aqui no brasil. não vale nada.

    homem inventar pílula para homem até que parece bom, mas sabemos que eles são completamente resistentes a qualquer coisa que mexam com sua masculinidade. então, não ia pegar. se fosse pegar, já tinham comercializado, como até o fizeram com a pouco graciosa camisinha feminina.

    por trás das duas coisas continua permanecendo a atávica necessidade social de legislar sobre o corpo da mulher, ao invés de apoia-lo em sua naturalidade.

    grande beijo!

    ReplyDelete