Saturday, May 30, 2009

não perder tempo...



...com o que não interessa!

Parece um conceito básico de bem estar, mas ...quantas vezes esquecemos do nosso caminho interior p/ satisfazer expectativas alheias? (provavelmente tão potencialmente erradas ou certas e com tanta razão a existir quanto as nossas!)
Saber afastar as pessoas, situações ou emoções que representam lixo na vida de cada um de nós é algo absolutamente saudável. Detectar o que está estagnado, atolado -e que até gosta de estar! Independente da máscara com que se apresente e saber passar em frente, é no minimo sinal de bom senso.
São situações de eterno-problema-sem-solução-à-vista, pessoas vampíricas ou conflituosas presas o seu proprio disco riscado de emoções e, claro, sempre donas da sua verdade e já agora tambem da dos outros. Sem esquecer aquelas emoçõezinhas negativas preciosamente caras a certas mentes.

Porque a vida é breve... vai leve!
* * *
Tenho aprendido que seguir o chamado do coração é sempre mais seguro do que se guiar pelo que os outros esperam de nós ou projetam em nós. Ainda que em um primeiro momento possamos nos sentir inseguros entre escutar a voz da razão ou do sentimento, está última será sempre a verdadeira e certeira, pois conectadas com nossa sensibilidade e intuição que ultrapassam os limites de tempo e espaço e nos projetam para uma realidade futura e causal. Isso não significa que devamos deixar de usar a razão, mas razão e sentimento devem andar juntos, razão sem sentimento é como um solo infértil, pois é o sentido que somente enxerga pelo lado de fora, e não pelo lado interior, onde podemos entrar em contato com nossa verdade mais profunda. E ser verdadeiro consigo mesmo é a tônica desses novos tempos. Ego e máscaras só servem para nos distarciarmos do nosso verdadeiro eu, do ser integral que somos, assim como para nos dissociar de nossos ritmos internos, nossos "timings" essenciais, nossos ciclos tão sagrados ao nosso crescimento.
[...]
E quando escolhemos o caminho da unidade, o caminho da dualidade fica insuportável, difícil e sofrível. Constatar que ainda possamos ser alvo de antipatia e incompreensão, quando dentro de nós a intenção de uma união interna, compreensão e aceitação verdadeira do outro está presente nos magoa sim, ainda que tenhamos plena consciência da inconsciência do outro. Também é coerente que estejamos em um estado de perdão incondicional nesses casos. Mas ainda assim, perdoando e deixando passar, conviver com situações e pessoas que nos diminuem, ao invés de nos acrescentar algo, não é legal. Aprendi que romper com essas vivências e relacionamentos é o melhor remédio para poder continuar firme e de cabeça erguida em nosso caminho, alinhados como a nossa verdade. Em 2008 antigos relacionamentos se foram, os verdadeiros ficaram e alguns outros verdadeiros se firmaram. Mas sinto que esse processo ainda continua.Sermos nós mesmos e termos total responsabildade por quem somos e o que criamos não é tarefa fácil não. Mas a cada passo assertivo nos sentimos mais confiantes. Mas aprendi que ser assertivo não é sempre ser bonzinho e perfeito e aceitar tudo o que despejam em nós... Saber dizer não é muitas vezes é o caminho mais efetivo.

(link)

4 comments:

  1. Tantas postagens novas...
    com certeza não vou perder tempo aqui a ler tudo... só ganhar... Beijos linda...

    ReplyDelete
  2. você desapareceu ou zangou-se com mulheres e deusas?...espero que seja por ter cosias mais importantes a fazer..

    um abraço e obrigada pela sua postagem da feira do livro...afinal não se deu ...(e como tudo na vida é passageiro e efémero não teve como nada tem a menos importância..."

    ReplyDelete
  3. Desapareci,mulheres e deusas...
    por muito bons motivos que me farao desaparecer varias vezes durante este verao.zanga não é palavra que eu use e como fenix que sou, reaparecerei.

    ReplyDelete
  4. Este texto é uma "pérola" de sabedoria para quem souber (e quiser) dele extrair qualidade de vida . Obrigado.

    ReplyDelete