Tuesday, May 26, 2009

Por uma ciência sem crueldade!





No passado dia 24 de Abril, Dia Mundial do Animal de Laboratório, a Plataforma de Objecção do Biotério organizou uma marcha contra a construção do Biotério da Fundação Champalimaud, que está actualmente projectado para ser construído na Azambuja.
.
Nesta marcha participaram mais de 100 pessoas, algumas delas investigadoras nas áreas da Biologia, Veterinária, Bioinformática, Farmácia, entre outras, num percurso de cerca de 1800 metros entre a Fundação Champalimaud (Saldanha) e a Fundação Gulbenkian (perto da Praça de Espanha).
.
Esta foi a primeira de muitas iniciativas públicas que pretende expor o erro que é a construção, com dinheiro público, de uma enorme infra-estrutura (biotério) que irá produzir um recurso (cobaias) que a médio/longo prazo deixará de ser necessário graças aos avanços na descoberta de alternativas sem animais.
.
A Plataforma irá propôr, através de uma petição em papel dirigida à Assembleia da República, a construção de um Centro Europeu de Validação de Métodos Alternativos em substituição ao investimento feito neste projecto condenado.
* * *
[...] Este Biotério a ser construído será um local onde irão de forma muito cruel torturar milhares de animais para fins ditos "científicos". Terá uma capacidade de 20 000 a 25 000 animais que serão vendidos a universidades, institutos de investigação e empresas farmacêuticas. Custará 36 milhões de euros, dos quais 27 milhões são provenientes dos impostos pagos por todos. Este dinheiro deve ser investido na investigação e implementação de novas alternativas e não no atraso da ciência.Tendo em conta a ausência de ética e ineficácia existente na experimentação em animais, por favor não deixe de mostrar a sua indignação contra a construção do biotério [...]
*

2 comments:

  1. Não há uma petição que uma pessoa possa assinar contra isto?

    ReplyDelete
  2. Asgard: sim, no ultimo link do texto tem muita informação relacionada
    inclusive s/ o se pode fazer em termos de demonstrar discordancia.

    e aqui
    http://www.eco-gaia.net/forum-pt/index.php?PHPSESSID=13f7fdeb417123200f7fb54252abea77&topic=876.msg1319#msg1319
    as cartas de protesto: é só enviar assinalando assim cada discordancia individual.

    Cada um de nós divulgar a mais pessoas a realidade s/ este projecto indigno é tambem o melhor que podemos fazer no momento

    ReplyDelete