Wednesday, July 28, 2004

Mulheres cá de casa...


Anabela Mota Ribeiro

Entenda-se "cá de casa" o Portugal á beira mar plantado... e essas Mulheres são neste caso Ana Sousa Dias de quem não encontrei foto com muita pena minha, e Anabela Mota Ribeiro.
O que me faz pensar nelas e dar-lhes a maiuscula ao nomeá-las, é a qualidade no trabalho que executa, no caso da primeira e a busca da aprendizagem que a faz cordenar as diferentes  experiencias com sucesso, no caso da segunda .
Ana Sousa Dias dá no programa "Por outro lado" na RTP2 um belo exercicio de jornalismo e capacidade de entrevistar com qualidade, com sobriedade de meios, e com absoluta naturalidade, com convidados sempre interessantissimos. É sobre ela este excerto de um texto que explica melhor do que eu poderia fazer algumas das razões pelas quais a admiro:
"Por Outro Lado é o melhor programa de entrevistas da televisão portuguesa em muitos anos. Nunca falhou, desde a primeira semana. Não precisou de alterações nem de ajustes.
O título está certo: Por Outro Lado quer dizer que se procura a diferença como quem não quer a coisa.
A cenografia ajuda: o mobiliário espartano diz-nos que é a conversa e não o folclore que faz o programa; um jogo de vidros permite acompanhar sempre num espelho difuso o actor secundário (a entrevistadora ou o convidado) quando o outro fala. Este jogo, muitas vezes tentado e poucas vezes conseguido, permite que não se perca nada do lado visual da conversa: vê-se quem fala e também o reflexo de quem ouve. O plano aberto do estúdio permite que o espelho central mostre imagens relacionadas mas não intrometidas. [...]A jornalista não impõe perguntas, como fazem outros julgando que isso é prova de bom jornalismo. As perguntas são a condição natural do jornalista. O jornalismo é fazer perguntas. Mas o objectivo não é a eficácia da pergunta isolada, é obter a melhor resposta. Uma pergunta só acaba no fim da resposta. Ana Sousa Dias faz da pergunta elemento de uma conversa, como se houvesse reticências antes do ponto de interrogação. O convidado preenche esse espaço, daí resultando uma entrevista que o é realmente parecendo de facto uma conversa. (Texto todo aqui )

 
Anabela Mota Ribeiro é alguém ligado a artes, televisão, cinema e sobretudo alguém cuja rota de vida passa pelo exercicio da cultura de modos multiplos, mas sempre voltada para o publico. E porque não conhece-la melhor?

E já agora, que falamos de mulheres com impacto publico, conheça algumas "fazedoras de opiniao pública" aqui

No comments:

Post a Comment