Thursday, July 08, 2004

Palavras sobre o Deserto

Poucos símbolos arquetipicos da humanidade tem significado mais complexo que o deserto. Sempre presente nas culturas e religiões ocidentais e orientais(...), ele é um dos símbolos mais presentes na Bíblia. Terra árida,desolada, sem habitantes, o deserto pode significar "o mundo afastado de Deus", "o covil dos demónios" (...) ou o lugar de tentação de Jesus.

Mas o deserto é tambem o lugar do encontro com Deus, e por isso os monges cristãos primitivos nele se retiravam, como os eremitas (deserto diz-se, em grego, eremos) para enfrentar, ali, a sua natureza pessoal e a do mundo unicamente com a ajuda de Deus.
Lugar propício ás revelações, pois o seu espaço vazio não proporciona muitas distrações aos sentidos, ele favorece o mergulho nas vastidões da alma humana. O deserto continua a marcar profundamente aqueles que com ele se defrontam de coração aberto.
[...]
Por duas vezes no deserto, testemunhei e experimentei o mistério da dança da criação.
Prefiro simplesmente reavivar a lembrança do deserto, quando o tumulto quotidiano do "mundo das dez mil coisas" em que vivo e trabalho se transforma numa ameaça de afogamento. Retiro-me então para o deserto. No deserto, mesmo neste da memória, recupero o meu eixo criativo. O deserto acolhe-me sempre, e nunca me traiu.

Luis Pelegrinni - "Os Pés Alados De Mercurio/Viagens Á Procura Do Self"

No comments:

Post a Comment