Monday, March 21, 2005

Polémica



...é o que está acontecendo no Brasil actualmente com a novela América, por apresentar de modo glamoroso a actividade dos rodeios.

A PEA, (uma das organizações permanentemente linkadas aqui na coluna esquerda, no título Defesa da causa animal) tem nesta altura uma secção dedicada a este tema, onde a advogada Renata de Freitas Martins defende a causa animal num artigo em que analisa os rodeios sobre diversos pontos de vista.

Tambem aqui tem bastante informação sobre o assunto e a petição online contra o rodeio, para quem entender que a deve assinar.

Por último transcrevo excertos do comunicado da organização portuguesa Animal enviado à Globo:

"Quero deixar claro que, evidentemente, repudio qualquer ofensa que tenha sido dirigida à autora Glória Perez. Quero também deixar claro que, como V.Ex.ª sabe, as centenas de milhares de pessoas que defendem os animais emPortugal, no Brasil e nos países em que habitualmente as novelas da Globo são exibidas são pessoas sérias e equilibradas que, sem perder na firmeza das suas posições e convicções éticas, sabem naturalmente defender os animais sem pensarem sequer em agredir pessoas, ao contrário dos autores das barbaridades a quem estas comunidades éticas se opõem. Esses, sejam promotores de rodeios, touradas, circos com animais ou outro meio de entretenimento cruel e ignorante não só têm como meio de vida e de obtenção de proveito econômico a brutalização de animais, como freqüentemente agridem defensores dos animais e quem quer que lhes oponha.

[...] o argumento da liberdade de expressão e de criação artística que V. Ex.ª apresenta não pode ser levado a sério, como V. Ex.ª também reconhecerá, embora talvez não publicamente. A questão é que qualquer pessoa racional e moralmente sã facilmente compreende a liberdade de expressão como um valor extremamente importante, mas não absoluto. Se a liberdade de expressão é usada como base para promover o desrespeito pelos direitos humanos ou pelos direitos dos animais, isso é inaceitável e perverte a própria idéia e objetivo da liberdade de expressão."
*

No comments:

Post a Comment