Sunday, May 08, 2005

Confidências

Dan Brown

Ja comecei a ler os "Anjos e Demónios" de Dan Brown que é autor de outros livros além deste e do muito conhecido "Código da Vinci": Digital Fortress e Deception Point.

Eu, que sou f-a-s-c-i-n-a-d-a pelas actividades de Stephen Hawking e pessoas afins, estou a gostar imenso dos Anjos e Demónios não tanto pelo romance em sí, mas pelo tema tratado... como romance tem uma estrutura eficaz e competente, é claro, mas é o tema que mais me fascina...

Penso até já ter encontrado o "nó" que dá vida à trama, lá para as paginas 90-100:

"Deus, Buda, a Força, Iavé, a singularidade, o ponto de unicidade... chame-lhe o que quiser, o resultado é o mesmo. A ciência e a religião apoiam a mesma verdade: a energia pura é a origem da criação.

[...] - Hum... Deus criou... a luz e a escuridão, o paraíso e o inferno...

-Exactamente -interrompeu-o Vittoria. -Criou tudo em opostos.. Simetria. Equilíbrio perfeito. -Voltou a olhar para Kohler. -Senhor director, a ciência afirma a mesma coisa que a religião. Que o Big Bang criou tudo no universo com um oposto.

Incluindo a própria matéria - murmurou Kohler, como que para si mesmo

Vittoria assentiu com a cabeça.

- E quando meu pai fez a experiência apareceram, como era de esperar, dois tipos de matéria.

Langdon perguntou a si mesmo o que quereria aquilo dizer. Leonardo Vetra criou o oposto da matéria?

[...]

-Então a antimateria é real?

-Um facto da natureza. Tudo tem um oposto. Os protões têm os electrões. Os up-quarks tem os down-quarks. Há uma simetria cósmica ao nivel subatómico. A antimatéria é o yin para o yang da matéria. Equilibra a equação física."

*

6 comments:

  1. Boa leitura...só por essas razões vale a pena ler tenho a certeza!
    Eu ainda não comecei.
    Um abraço
    Rosa Leonor

    ReplyDelete
  2. Recomendo; embora eu ainda esteja bem no principio, o panorama promete!
    Um abraço
    Marian

    ReplyDelete
  3. Fiquei MESMO com vontade de ler...

    ReplyDelete
  4. Anonymous6:08:00 pm

    Querida, interessante o livro. Pesquisei um pouco sobre o assunto e me parece que o descobridor teorico da antimateria foi Paul Dirac e acreditava também em muitas coisas que o próprio Leonardo Vetra do livro. Ainda não terminei de ler o livro, estou gostando muito.
    Um abraço e fique em paz.
    Fernanda Serra

    ReplyDelete
  5. Cara Fernanda
    A verdade é que ando numa fase de falta de tempo até para o + básico, e nao pesquisei sobre a materia... as suas informaçoes sao interessantes e de certeza a lembrarei quando for pesquisar!
    Estou mesmo na recta final do livro e tem sido surpreendente. Gosto, de facto!
    Beijos e até à próxima

    ReplyDelete