Saturday, May 14, 2005
Crenças e tradições
Gato azul - chama-se aos gatos completamente cinzas. São símbolo da elegância e estão conotados com a musica clássica (e há alguma coisa mais bela que um belo russo azul sobre um piano?!)
Gato preto *- símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade. Plena harmonia com o Universo. Tradição: fortemente protector do lar e donos contra energias malévolas. Superstição Escocesa - um gato preto estranho em sua varanda traz prosperidade.
Tricolores - na Escócia e na Irlanda acredita-se que as gatas calico [laranja, branco e preto] ou tartaruga [preto ou cinza com amarelo ou laranja] trazem extrema boa sorte a seus lares.
Gato "vaquinha" [preto e branco] simboliza a harmonia, equilíbrio e amizade. Também são considerados símbolo do amor e felicidade de um casal.
*Ainda sobre gatos: a superstição de diabolizar o animal teve origem só na Idade Média por influência da religião cristã que fez as populações acreditar que os felinos, devido a seus hábitos nocturnos e espírito independente, tinham parte com o demónio – se o bichano era da cor negra, habitualmente associada às trevas, pior. No século XV, o papa Inocêncio VIII (1432-1492) incluiu o animal na lista de perseguidos pela inquisição, a campanha assassina da Igreja Católica contra supostas heresias e bruxarias, sendo milhares de gatos queimados vivos com seus hipotéticos cúmplices humanos...a perseguição atingiu o auge na Inglaterra do século XVI, época de repentino aumento da população felina nas cidades.
Curiosamente a perseguição aos gatos e drástica diminuição da população felina trouxe uma mortandade: a peste, já que ausência de gatos, os ratos proliferavam e disseminarão a doença.
A inquisição inverteu uma tradição milenar, pois os gatos eram reverenciados como divindades, principalmente entre os antigos egípcios. Na França, a perseguição aos gatos durou até 1630, quando foi proibida pelo rei Luiz XIII (1601-1643).
*
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Que curiosidades tão giras. Bigada Marian :)
ReplyDeleteVou tentar descobrir mais, Jacky! ;*
ReplyDeleteEu tenho um gatinho todo preto, mas também já tive um "vaquinha". Gostei de saber que o meu gato está ligado a simbolos tão positivos. ;) Bjs!
ReplyDeleteBom ver-te por cá :)
ReplyDeleteAlem de um panterinha tambem tenho duas tricolores; ainda me estao faltando alguns p/ completar a coleçao ;-)