Monday, May 23, 2005

Objectivos e métodos



O excerto de texto abaixo é de Aldo Novak, Coach, treinador e conferencista

Posso apostar, com base em minha experiência de coach, que você deve ter um ou dois sonhos, um ou dois objetivos, que parecem nunca serem atingidos. Você tenta, tenta e tenta novamente. Mas não dá certo.

Primeiro as boas notícias: agradeça aos deuses por ainda haver coisas que você não consegue obter. A vida seria muito monótona se você tivesse absolutamente tudo aquilo que deseja. Na verdade, não há nada mais monótono do que a perfeição. Ótima de ser buscada, mas não, necessariamente, ser atingida.

Agora, as más notícias: não há como enfiar uma peça quadrada em um buraco redondo; não há como enfiar um triângulo em um retângulo; e, infelizmente, não há como o mundo mudar para que você consiga aquilo que tanto deseja. Em outras palavras, o buraco vai continuar a ser exatamente como é ou, se mudar, não é provável que mude para o formato que você deseja que mude. É como a ilusão de que "ele (ou ela) vai mudar depois do casamento". Claro que vai, mas não necessariamente do jeito que você deseja.

Sabe aquelas pessoas que reclamam de tudo e de todos? São pessoas que acreditam, ingenuamente, que o mundo tem que mudar de formato para que elas possam se encaixar. Estão sempre tensas, sempre negativas e sempre achando que o mundo lhes deve algo.

Elas são como pinos redondos, que teimam em forçar sua entrada em buracos triangulares! Sua profissão é um buraco quadrado, mas você é retangular e tenta forçar a entrada; o resultado é stress. Sua saúde é um buraco em formato de estrela, mas você é circular e tenta forçar sua saúde (comendo e bebendo como um louco); o resultado, é seu peso aumentando e as doenças derivadas disso; a pessoa que você ama, os amigos que você deseja, a vida com a qual você sonha.... tudo são "buracos em determinado formato" que o universo colocou na sua frente. E você não tem absolutamente nenhum poder para mudar!

Então, o que fazer?

Se você chegou até aqui no texto, agora é a hora das ótimas notícias: embora você não tenha nenhum poder para mudar o formato dos buracos (e a maioria das pessoas passa a vida tentando essa estratégia), você pode mudar completamente o formato dos pinos! Isso mesmo! Você não tem que ser um quadrado a vida inteira, só por ter crescido quadrado! Mude a única coisa que precisa mudar para atingir seus objetivos: você!

[...]

Veja o caso de um advogado indiano, chamado Mohandas Karamchand, formado em Londres, e acostumado a usar terno e gravata, mantendo sofisticados e elaborados comportamentos típicos da região. Quando voltou para a Índia, este advogado engajou-se no movimento de libertação de seu país e rapidamente descobriu que era um pino redondo, em uma situação quadrada. Mohandas Karamchand rapidamente mudou o formato do pino, deixando terno e gravata no armário e vestindo somente uma túnica; no proceso de mudança, Mohandas Karamchand abandonou os hábitos sofisticados de Londres e adotou os hábitos simples de seu povo.

Aos poucos, ao mudar o formato do pino, Mohandas Karamchand se transformou no mais importante elo da resistência indiana. Conhecido como Mahatma Gandhi: o Homem do Milênio, aquele advogado usou essa simples fórmula, e mudou a geografia política do planeta.

Mude o formato do pino. Porque quando você muda, o mundo muda.

É por isso que Zig Ziglar afirma que "O que você ganha, ao atingir seu objetivo, não é tão importante quanto o que você se torna ao atingir seu objetivo." Porque para atingir um objetivo, você tem que mudar, você tem que se tornar alguém diferente, melhor, mais adaptado e uma pessoa mais completa.

Mude o formato do pino. Porque quando você muda, o mundo muda.
*

2 comments:

  1. Olá, Marian! Primeiro quero dizer que adorei o texto, parece que os escolhes a dedo. É lindissimo! Agora outra coisa: deixei um teste para ti no meu blog. Espero que não te importes e que te divirtas a responder. Beijinhos!

    ReplyDelete
  2. Já 'tá!
    E agora é a tua vez :)

    ReplyDelete