Tuesday, September 20, 2005

Alertas dolorosos




Confesso que fiquei chocado e irritado com o destino quando soube que em New Orleasn só morreram em sua maioria pobres, que não tinham pra onde ir e não puderam evacuar a cidade por velhice ou falta de recursos.
Mas devo lembrar a mim mesmo que a limpeza do planeta se dá em vários niveis, muitos acima dos que podemos perceber com os olhos mortais. É lá em New Orleans onde reside o núcleo do sofrimento do povo negro, um dos últimos bastiões da escravidão, e depois da opressão industrialista (leia-se escravidão) dos EUA desde a guerra da secessão, o gueto dos pobres, além de ser a "capital da magia negra" (
Vodoo). O que estará encrustado no campo espiritual desta cidade, que foi preciso a natureza devastar tudo e obrigar os homens a terem de demolir todas as casas e reconstruir a cidade do zero? Tudo isso custará o equivalente a duas guerras... Com isso, a natureza fez o que ninguém (nem o Al-Qaeda) poderia fazer: imobilizou a sanha bélica e os planos dos EUA para com a Coréia do Norte e Irã.

Devemos lembrar também que tais acontecimentos servem como alertas dolorosos para que sejam efetuadas mudanças e correções de rumo! Caso esse desastre tivesse acontecido na Califórnia, não haveria tamanha comoção, não teria havido descaso do governo, e a (dura) realidade de QUEM é o governo Bush não teria sido atirada na cara dos norte-americanos... o que aconteceu ali foi mais devastador do que QUALQUER atentado terrorista, porque não há alguém a culpar (como fizeram com o 11/9) a não ser eles mesmos! Esse episódio mostrou de forma dura que o maior país do mundo (com PIB de 10 trilhões de dólares) convive com (e esconde)
35 milhões de pessoas ABAIXO da linha da pobreza, na sua maioria negros!

O ex-presidente Bill Clinton resumiu o sentimento da maioria da população ao dizer que o atual governo norte-americano "não entendia como vivem os pobres" quando mandou-os evacuarem Nova Orleans (Louisiana) por causa do furacão Katrina sem oferecer meios para isso. [...]

Daí
*

1 comment: