Monday, July 13, 2009

cultura de repressão...



Jornalista sudanesa arrisca 40 chicotadas por ter vestido calças
Uma jornalista sudanesa acusada de andar vestida de forma "indecente" - com calças - pode vir a ser condenada a 40 chicotadas, se for condenada por crime contra a ordem e moral pública no Sudão.

Lubna Ahmed al-Hussein, que publica textos regularmente no jornal de esquerda Al-Sahafa e também trabalha para a Missão das Nações Unidas no Sudão, foi presa no início de Julho em Cartum, a capital do país, quando se encontrava no interior de um restaurante. Os polícias pediram a todas as mulheres vestidas com calças para os acompanharem e, dois dias mais tarde, dez das 13 foram convocadas pela esquadra do centro da cidade onde tiveram de se deslocar para levar 10 chicotadas cada uma, disse a jornalista. As outras três mulheres, entre elas Lubna Ahmed al-Hussein, foram acusadas de violar o artigo 152 do código penal sudanês, que prevê uma pena de 40 chicotadas para quem cometa um acto indecente, viole a moral pública ou vista roupas indecentes. Contrariamente a outros países da região, as mulheres estão muito presentes na vida pública do Sudão, país maioritariamente muçulmano, mas algumas leis continuam a ser descriminatórias, denunciam as organizações de defesa dos Direitos do Homem.
(Agencia Lusa)

Encontrei esta notícia hoje e fiquei a pensar que se calças (que embora dependendo do modelo podem muito bem ser uma vestimenta sóbria e formal que até uniformiza as formas do corpo alem de o manter literalmente fechado em tecido...) são algo indecente, como seria se as pessoas acusadas estivessem usando calções ou saia curta.
Só trajes tradicionais seriam admissiveis?
É isto um pais que pretende ter as mulheres presentes na vida activa... mas só se usar trajes tradicionais? E se não usar arrisca-se a levar chibatadas.
Qual será a vestimenta imposta aos homens? Presumo que esteja fora de questão estar em publico em trajes que deixem o corpo exposto.
Nos conselhos do portal das comunidades portuguesas aconselha-se os viajantes: "Convém respeitar a sensibilidade dos habitantes do Sudão, país muçulmano, sobretudo ao nível do vestuário e dos comportamentos."

É uma pena mas é a realidade: presentemente, em toda a zona muçulmana em guerra a imposição de dogmas atraves de violencia extrema é uma constante... :(
*
Darfur: Violação como arma de guerra - a violência sexual e as suas consequências
Relatório da Amnistia sobre os horrores praticados em guerra: vitimadas duas vezes em função do género, as mulheres alem de alvo de violacões em cenário de guerra, são usadas como meio de degradação para todo o meio em que se encontram inseridas: lá as vítimas de violação são consideradas culpadas da mesma (!) e geralmente repudiadas pela familia.
Se engravidarem e derem à luz, o cenário piora consideravelmente: numa sociedade onde a violação sexual é considerada um tabu e uma vergonha para os sobreviventes, as crianças que são geradas em consequência são consideradas como “crianças do inimigo”, como “crianças Janjawid”. As sobreviventes e os seus filhos são marginalizados pela sua comunidade
Na maioria dos casos, os “Janjawid” violaram as mulheres em público, em frente aos seus maridos, familiares ou outros membros das suas comunidades. A violação é, em primeiro lugar, um crime contra os direitos humanos de mulheres e raparigas; nalguns casos, em Darfur, é também claramente usado como humilhação, quer da mulher, quer da sua família ou comunidade. Insultos raciais acompanham a violência sexual, de acordo com os testemunhos recolhidos para a Amnistia Internacional. Isto sugere que estas mulheres são o alvo de violência sexual não apenas devido ao género, mas também porque pertencem a um grupo étnico específico. Os atacantes têm também a intenção de engravidar à força mulheres de grupos étnicos particulares
(...texto)
Impossivel não pensar que espécie de triste consciência tem um homem - se é que tem alguma espécie de consciência, que usa como arma de guerra a intenção de engravidar à força mulheres de grupos étnicos particulares.
Depois o meu pensamento seguiu naturalmente para a curiosidade de se alguma vez se colocará a uma cabecinha dessas, e ao seu infeliz e solitário neurónio obcecado por guerra, a possibilidade de pensar numa criança gerada nessas condições -filho dele tambem! Na terrivel e dificil vida que esse ser vai ter.
Mas isso deve ser pedir muito, o neurónio ainda morria de curto-circuito.

No comments:

Post a Comment