Tuesday, August 29, 2006

Boas notícias! - ANIMAL lança campanhas educativas inéditas em Portugal


AnimaisExcepcionais.org

Fica aqui este texto pertencente à Animal em que é divulgada a criação pela mesma e seus parceiros de sites educativos sobre o lugar e modo como é tratado o animal habitualmente considerado para consumo alimentar, na vida humana.

Fica assim preenchida uma lacuna sobre uma realidade que alguns já conhecem, mas à qual a maioria das pessoas vive completamente alheia
#


Em colaboração com a CIWF – Compassion In World Farming, a maior organização mundial de protecção dos animais de quinta, ANIMAL lança campanha “Animais Excepcionais”.
Com o apoio e patrocínio do “Terra” – Restaurante Natural, ANIMAL lança a primeira grande campanha de divulgação do vegetarianismo em Portugal ::
Sites educativos AnimaisExcepcionais.org e SejaVegetariano.org são meios centrais destas campanhas, a par de outros meios de divulgação
[...]
Pela primeira vez em Portugal, os animais de quinta – animais criados, engordados e mortos com fins alimentares – têm uma verdadeira “embaixada” em Portugal. Através de uma campanha inédita neste país, preparada e promovida pela ANIMAL em colaboração com a CIWF – Compassion In World Farming, a maior organização mundial de protecção dos animais de quinta, o público português passará a ser activamente informado acerca das notáveis características psicológicas, emocionais e intelectuais dos animais que habitualmente são vistos apenas como fonte de alimento, mas que, na verdade, são muito mais do que isso e devem ser reconhecidos, considerados e respeitados enquanto tal. A campanha “Animais Excepcionais”, com sede no novo site educativo www.AnimaisExcepcionais.org, será a representação dos animais de quinta, das suas necessidades e interesses, em Portugal, e será a base dos novos esforços de campanha que a ANIMAL passará a empreender para, de um modo positivo e fundado num conceito de educar para mudar comportamentos, levar o público a preocupar-se mais com os animais que frequentemente apenas conhece quando estão no seu prato. Este projecto educativo será de importância estrutural para levar o público português a exigir, junto dos legisladores portugueses e comunitários, mais protecção legislativa e prática para os animais de quinta. A campanha “Animais Excepcionais”, com publicações educativas para crianças e para adultos, será o primeiro elemento do projecto “Um Mundo de Todos”, o novo projecto de educação da ANIMAL.

Simultaneamente, a campanha “Animais Excepcionais” será acompanhada e reforçada por uma campanha igualmente inédita em Portugal – a campanha “Seja Vegetariano”, a primeira do seu género em Portugal, fará chegar ao público português a mensagem saudável do vegetarianismo e do modo como uma dieta vegetariana pode trazer imensos benefícios para a saúde e o bem-estar dos indivíduos que a praticam. Enquanto a divulgação e a adopção do vegetarianismo têm tido um crescimento exponencial imparável em países como Inglaterra e Alemanha, entre muitos outros, fruto de uma sólida e grande divulgação dos seus benefícios, e enquanto mesmo em Portugal muitos médicos e nutricionistas cada vez mais desencorajam o público de ter uma alimentação com muitos alimentos animais – caso presente, em que o consumo de alimentos animais domina a alimentação humana, tendência que começou há poucas décadas e que se tem intensificado tremendamente, para grande prejuízo da saúde humana, mas também dos animais e do equilíbrio ecológico do planeta, com as tão nefastas consequências ambientais da produção animal –, faltava em Portugal uma campanha activa de divulgação do vegetarianismo. A campanha “Seja Vegetariano” da ANIMAL – apoiada e patrocinada pelo “
Terra” – Restaurante Natural (www.terra.vg), um dos melhores e mais requintados restaurantes vegetarianos de Lisboa – tem, desde logo, como base o novo site educativo www.SejaVegetariano.org, a par de um conjunto de publicações educativas (incluindo para crianças) acerca do vegetarianismo, das razões para se ser vegetariano e de como, em termos práticos, alguém pode ser vegetariano. Entre outras, a ANIMAL tem, desde hoje, disponíveis, para distribuição gratuita, Kits de Iniciação ao Vegetarianimo – uma brochura informativa de 12 páginas que serve de guia de base para alguém que queira tomar a importante decisão de adoptar uma dieta vegetariana.

A campanha “Seja Vegetariano” tem ainda uma outra particularidade, igualmente inédita em Portugal e de grande utilidade: é coordenada por uma dietista profissional. Vanda Botelho, dietista em unidades de saúde e Consultora Dietética e Coordenadora da campanha “Seja Vegetariano” da ANIMAL, afirma “enquanto humana e enquanto licenciada e profissional de dietética, acredito no vegetarianismo e nos muitos benefícios para a saúde humana que pode trazer, assim como acredito nas razões éticas que estão na base da escolha de uma dieta vegetariana”. Através do e-mail
SejaVegetariano@animal.org.pt, qualquer pessoa poderá, a partir de hoje, obter, gratuitamente, informações acerca de como adoptar uma dieta vegetariana junto desta dietista da ANIMAL. Este elemento de apoio e assistência a quem queira tornar-se vegetariano e sentir-se acompanhado nessa mudança tão importante é uma das preocupações centrais da ANIMAL.

Segundo Rita Silva, Vice-Presidente da ANIMAL, “celebridades internacionais tão conhecidas como Pamela Anderson, Moby, Alec Baldwin ou Kim Basinger, e reputadas figuras públicas portuguesas, como o advogado António Maria Pereira e a manequim britânica residente em Portugal Emily Brown, são vegetarianas porque querem ter uma vida saudável para si... e para os outros animais, que só através do vegetarianismo podem ser efectivamente respeitados e deixarem de estar expostos ao sofrimento horrível e contínuo que conhecem, desde que nascem até que morrem enquanto explorados na indústria agro-pecuária. Acreditamos e estamos a apostar fortemente em fazer progredir grandemente a protecção dos animais de quinta em Portugal, assim como o vegetarianismo – pelo bem-estar das pessoas e pelos direitos dos animais”.
*

No comments:

Post a Comment