Tuesday, August 15, 2006

Estrelas


imagem

Encontrei esta interessante explicação no final do prefácio de um livro (Livro das Feiticeiras) cujo início, à semelhança de outros livros lá presentes, é possivel de apreciar neste site.

«alguma vez perguntou a si mesma/o por que motivo se usa a expressão «cinco estrelas» para classificar algo que tem uma qualidade inigualável?... Ou a razão por detrás de os ídolos do cinema, teatro e televisão serem chamados de «estrelas»? E já reparou que na grande maioria dos casos as estrelas que adornam os méritos e destaques têm quase sempre 5 pontas?... Ora bem, atrás de um ícone tão comum existe, afinal, um historial antigo e cheio de mistérios.
A estrela de 5 pontas é um símbolo de origem milenar, sempre presente para demonstrar garra e luta, capacidade de decisão, honra, coragem, disposição para a batalha, expressão de vitória e de conquista. Este símbolo reúne entre os seus mais importantes significados os atributos positivos do planeta Marte, sendo a sua utilização em magia bastante antiga. Todos sabemos que as estrelas, tal como representadas na iconografia, são representações do céu, das alturas, da astronomia, enfim, exortam o imaginário popular a olhar para cima e a buscar algum significado, a tentar transcender o quotidiano.
As 5 pontas representam Ar, Fogo, Água, Terra e Espírito. Os antigos Chineses acreditavam que existiam 5 elementos (madeira, fogo, terra, metal e água), 5 planetas, 5 estações, 5 sentidos, bem como 5 cores primárias, sons e sabores. A concessão de uma estrela de 5 pontas é o mesmo que colocar o indivíduo entre os deuses ou entre os grandes de uma cultura pelos seus actos de coragem. Traz consigo a ideia de actos de heroísmo conducentes ao alcance da graça de habitar um mundo de bem-aventurados, seja o Olimpo dos gregos ou o paraíso do pensamento medieval, associado ao céu.
Hoje o símbolo da estrela de 5 pontas tornou-se o elemento decorativo mais comum em festas e cerimónias. Traz consigo a ideia da necessidade humana de se ligar a mundos superiores através de uma atitude considerada socialmente como honrada, nobre e digna de comemoração como uma vitória sobre todas as vicissitudes.
A sua relação com o planeta Marte tem a ver com o sistema cabalístico. Marte é a divindade guerreira sempre localizada, numa hierarquia de 10 potências, na quinta posição. Observando a partir da Terra, se contarmos a partir do Sol em ordem de distanciamento, a posição dos planetas fica assim ordenada: Sol, Mercúrio, Vénus, Lua (não contamos a Terra, pois ela é o nosso ponto de observação) e Marte. A estrela de 5 pontas também representa a quinta-essência, a união dos 4 elementos, Fogo, Terra, Ar e Água através de um quinto que os funde e lhes confere funcionalidade. É símbolo do ser humano, mentor da matéria e representante do divino no mundo.
»
*

3 comments:

  1. Por acaso já conhecia esse significado, acho magnifico e tenho um pentagrama em prata que muitas vezes me acompanha. É um simbolo lindissimo!
    Beijinhos!

    ReplyDelete
  2. Anonymous5:09:00 pm

    Muito giro, eu nao conhecia o significado das 5 estrelas, mais um texto para fixar...agora como se vai explicar os hoteis de 7 estrelas do Dubai lol

    ReplyDelete
  3. Acho que esse simbolo fica-te bem, Ananda... ;)
    CC, quem sabe eu não encontro por aí explicação das 7 estrelas?!
    =D

    ReplyDelete