Saturday, August 05, 2006

Há sempre quem pense como nós



Além do bem estar animal -ou ausência dele, me afectar directamente, o mesmo acontece com o mundo vegetal.

Não me sinto indiferente perante um espectáculo banal que aparentemente muitas pessoas olham sem ver: uma planta, muitas vezes colocada com fins decorativos, definha lentamente por falta da coisa mais elementar: água! e talvez mais alguns cuidados...

Sinto-lhe o sofrimento, a privação e o descaso.

Hoje reencontrei um pouco esse espírito num livro técnico sobre plantas decorativas

[...] a ideia de que é muito dificil cuidar das plantas de interior leva a que as pessoas as tratem como se fossem objectos que apenas necessitam de água, e que ao morrerem se trocam por outras.

[...] todos os anos morrem ou são estropiadas 30 por cento das plantas de interior por maus tratos, isto é, por não receberem o tratamento adequado.
Enquanto não houver uma sensibilização geral no sentido de encarar a planta como um ser vivo, como tal tendo necessidades que têm de ser satisfeitas, as plantas continuarão a morrer.

Lembrei-me de um comentário de uma amiga anos atrás, ao saber que alguém se tinha manifestado pesaroso por separar os irmãos de uma ninhada de gatinhos para adoptar: "Meu Deus, será que encontrei uma alma gémea, alguém que sente e pensa como eu?! Não conheço ninguem que se preocupe ou que assuma pensar nisso..."

Pois eu digo que há sempre quem pense como nós...
*

No comments:

Post a Comment