Thursday, November 04, 2004

Alimentos que me tiram do sério!



Certos alimentos eu adoro.
Geralmente são coisas simples e fáceis de encontrar mas cujo sabor eu gosto extremamente.

Numa pesquisa alimentar, fiquei a saber que além de me darem prazer de paladar são também óptimas opções a incluir na alimentação.

Alguns deles...

Aipo - Se há verdura que “me tira do sério” é essa. Um chocólatra entender-me-á se lhe disser que o aipo em sabor e em cheiro me dá um grau de satisfação igual ao que um refinado chocolate dá a ele... é a minha faceta verde-epicurista!



O aipo é uma erva muito popular na culinária asiática.Vale a pena saber um pouquinho mais sobre esta maravilha: ele é muito rico em vitamina C, ferro, cálcio, betacaroteno e potássio. O aipo ( também conhecido como salsão) é considerado um excelente emagrecedor, tem um alto teor de fibras (uma g a cada 100g da erva) e fortíssimo efeito diurético.
Para completar, é um alimento pouco calórico: dois talos equivalem a 10 calorias.
As folhas de aipo não são geralmente aproveitadas, embora constituam a parte mais nutritiva da planta, pois contêm mais cálcio, ferro, potássio e vitaminas A e C do que os talos. As folhas devem ser utilizadas em sopas e saladas por seu sabor (sou doida por sopa de aipo!).
Para muitas pessoas tem um efeito extremamente tonificante a nível de sistema nervoso.

Coentros - Originário do Mediterrâneo, o coentro é usado como condimento.
Conhecido há milhares de anos, na China, no Egipto, na Grécia, na Índia.
Os árabes consideravam-no afrodisíaco.
Rico em vitamina C.
O aroma também é usado na industria cosmética.
Influência positiva sobre: Ansiedade, apetite em demasia, intestinos, ossos, digestão, tensão nervosa.

Avelãs – Vitaminas do complexo B, antioxidante, combate os radicais livres que aceleram o envelhecimento.
As sobremesas c/ avelã são irresistíveis para mim...



Nozes – Beneficia cabelo, olhos, pele sistema nervoso, sistema vascular. Acho o sabor o máximo de todos os modos: num bolo de noz, como decoração de um batido...

Ananás – Não lhe resisto!
É diurético por excelência (tal como o morango)
Rico em cálcio, fibras, carbohidratos, fósforo, ferro e vitaminas A B e C.

Mangas – Uma das minhas frutas preferidas. Fibras, cálcio, fósforo, ferro, vitaminas A B e C.
Beneficia olhos, pele e combate a anemia.

Mamão ou Red Papaia – Nhian, nhian! Bom de mais. É rico em ferro, cálcio e fósforo.
Diurético. Digestivo.
Também ajuda em caso de diabetes, gota e obesidade.

Uvas – Tao simples de encontrar e tão bom! São fortemente antioxidantes.


Sugerindo: visite

Nota – Parte dos textos sobre as propriedades e aplicações são uma compilação de proveniências diversas.


1 comment:

  1. O teu blog é mesmo MUITO, MUITO, MUITO bom!!!!!

    Beijos,
    Giorgia

    ReplyDelete