Friday, November 19, 2004

Cronobiologia *



... muitas funções do nosso organismo flutuam no tempo de forma cíclica: ritmos biológicos (não confundir com biorritmos).
Como exemplos, citamos a temperatura corporal (com um mínimo cerca das 5 da madrugada e um máximo perto das 17-19horas), o cortisol plasmático (com o seu pico às 7-8 horas da manhã), a força muscular (com o seu pico cerca das 15 horas), a atenção, a memória a curto prazo (mais eficiente perto do meio dia), a memória semântica (mais eficiente para a tarde), o sono-vigília, o humor, etc..
A ciência que estuda os ritmos biológicos é a cronobiologia [...]

Quando se estuda um ritmo biológico determinam-se diversos parâmetros.

Há pessoas que possuem acrofases dos seus ritmos avançados em relação às médias populacionais, pelo que acordam mais cedo e são mais eficientes de manhã (madrugadores, matutinos ou cotovias). Outros possuem as acrofases atrasadas, pelo que tendem a acordar mais tarde e são mais eficientes para o fim do dia ou noite dentro (vespertinos, noctívagos ou mochos).
Daqui

Diquinhas para melhorar o dia a dia...

Das 8 ás 14 horas - Toda a nutrição é bem aproveitada, invista nas frutas.
Faça desporto.
Se quiser comprar perfume é boa ideia, o olfacto está em grande forma nesta fase do dia.

13 - 15 horas - o cortisol (hormona anti-inflamatória) está em alta.
Altura óptima para depilação.

14 - 16 horas - Evite doces. O metabolismo, tende a ficar mais lento na maioria das pessoas.

19 - 21 horas - Evitar hidratos de carbono pelas mesmas razões do ponto interior: batatas, massas e arroz encontram um metabolismo muito menos acelerado que na primeira parte do dia.

24 - 08 horas - Há quem defenda que esta é a melhor altura para cremes regenerativos de aplicação na pele produzirem efeitos máximos.

Veja mais

* do grego, chronos=tempo, bio= vida, logia= estudo.

No comments:

Post a Comment