Sunday, November 21, 2004

O Código Da Vinci ou Dan Brown



Daqui

Recordei-me de Da Vinci e de como este célebre pintor, escultor, arquiteto,engenheiro e cientista contribuiu para o desenvolvimento destas áreas.
Leonardo foi o homem renascentista perfeito.
Na pintura usava elementos como o contraste do claro /escuro para definir volumes; a perspectiva linear para determinar o espaço geométrico e o princípio da arte como imitação da Natureza.
Este Leonardo tão sábio usava a Divina Proporção também conhecida como Proporção Aurea -- 1,618.
O PHI, assim chamado, faz parte da Natureza e está além da coincidência.
Os antigos presumiram que o PHI devia ser criação de Deus. EX: Ao dividir o número de fêmeas por machos, em qualquer colméia do mundo, será sempre o 1,618; as sementes do girassol crescem em espirais opostas e a razão do diâmetro de cada rotação para o seguinte é PHI: as pétalas de uma pinha, a disposição das folhas nas hastes das plantas ,etc....será sempre PHI.

Medindo a distância do ombro até a ponta dos dedos e depois dividi-la pela distância entre o cotovelo até a ponta dos dedos será PHI; dos nós dos dedos, artelhos coluna vertebral, será PHI.

PHI seria a pedra fundamental usada pos Deus para criar o mundo. Leonardo, sabedor disto criou o Homem Vitruviano, aquela imagem do homem de braços e pernas afastados como homem perfeito usando esta medida (o nome Vitruviano foi dado em homenagem a Marcos Vitruvio, arquiteto romano que estudou a Divina proporção e colocou em seu texto "De Architectura"
Da Vinci foi o artista que melhor entendeu a estrutura do corpo humano. Para tal dissecava cadáveres, o que era proibido pela Igreja Católica da época, para medir com exatidão os ossos.

Foi o primeiro a demonstrar que o corpo humano é feito de componentes cujas razões proporcionais sempre equivalem a PHI. Esta magia encontrada na Divina proporção estava escrita desde o inicio dos tempos.
Assim como o pentagrama é considerado um símbolo mágico e divino por muitas culturas porque ao ser desenhado suas linhas se dividem em segmentos que equivalem a PHI. Foi o símbolo da beleza e da proporção ligado ao sagrado feminino.

Da Vinci era devoto da religião da deusa sendo Grão Mestre do Priorado do Sião, uma sociedade secreta (1510-1519). Sendo ligado ao sagrado feminino, muitas vezes, encontramos nos seus quadros figuras andróginas supostamente, assim criadas para dar equilíbrio entre masculino e o feminino.


No comments:

Post a Comment